Use os campos abaixo para refinar sua pesquisa:

Blog GSP


Mercado
23 de Maio de 2014
COMO ESCOLHER UM TERRENO?
« Outras notícias

A oportunidade de construir a casa dos seus sonhos chegou e está à procura de um terreno para comprar? Para não ter problemas depois com a construção da casa própria, daquele jeito que você sempre imaginou, é preciso ficar atento a alguns pontos importantes. Escolher o terreno certo para o seu projeto é uma etapa estratégica e decisiva. Por isso, a GSP te ajuda com dicas para encontrar o loteamento ideal.

 

Será que a casa dos seus sonhos pode ser construída neste terreno?

 

Essa é a primeira coisa que você deve se perguntar antes de comprar um lote. Terá espaço para a churrasqueira que você imaginou? Ou aquela piscina que você sempre quis? As características do lote permitem este tipo de construção? Se informe sobre qual tipo de projeto seria aprovado para o terreno que você quer comprar antes mesmo de adquiri-lo, assim você evita problemas futuros.

 

Estude o terreno: o que deve ser observado durante a visita

 

Fatores físicos terreno

 

1. Fatores físicos

 

Veja quais são as dimensões do lote, a topografia, se ele é plano, se tem declives, qual o tipo de solo, etc. Terrenos com declives ou em desnível exigem projetos diferenciados, principalmente quando estes são acentuados e não permitem um nivelamento. Sempre há boas alternativas para todos os tipos de lotes, porém, é necessário verificar se elas se encaixam com o seu planejamento e se adequam às suas necessidades. É possível que alguns projetos necessitem de escadas, por exemplo. Ou da construção de muros de arrimo. Ou ainda, sejam obrigatórios recuos em relação à rua. No caso de terrenos de esquina é preciso respeitar os recuos em relação à duas ruas, e neste espaço pode ser feito um jardim maior como alternativa. É importante ficar de olho em todos estes detalhes.

 

Fatores Ambientais Terreno

 

2. Fatores ambientais

 

Procure se informar sobre as redes de água e esgoto da região e qual o seu destino. Atente-se também à presença de vegetação e árvores no terreno, pois são fatores que influenciam diretamente na hora da construção. A dúvida mais comum que surge na hora de começar as obras é “posso cortar árvores no meu terreno?”. Neste momento, lembre-se de que algumas não podem ser cortadas e é preciso de autorização da prefeitura do município para não ter problemas futuros. Outros fatores ambientais que talvez influenciem, possivelmente também não poderão ser removidos do local ou proximidades, por isso é importante verificá-los antes da compra do lote.

 

Localização e vizinhança terreno

 

3. Localização e vizinhança

 

A localização do terreno é mais um fator decisivo. Observe a beleza do seu lote e a vizinhança. Avalie também a vista que ele tem e se há potencial de valorização. Verifique se a rua é mais tranquila ou mais movimentada, assim também é possível decidir qual o loteamento ideal de acordo com as suas prioridades – tranquilidade ou agito. Se informe sobre as proximidades e facilidades que a região possui (comércio, vias de acesso, supermercados, hospitais, escolas, etc.). 

 

Normas locais terreno

 

4. Normas locais

 

Cada cidade tem normas e leis específicas, por isso é necessário ter seu projeto aprovado com a prefeitura. Verifique o que é permitido ou não. Os loteamentos também têm restrições para a construção. Confira as normas das ruas, calçadas, recuos, afastamentos, leis de uso do solo e tudo o que for preciso.

 

Infraestrutura, lazer e segurança terreno

 

5. Infraestrutura, lazer e segurança

 

Estude a infraestrutura presente no local: redes de águas pluviais e esgoto, iluminação pública, rede de abastecimento e distribuição de água potável, de energia elétrica, pavimentação e sinalização, etc. Se optar por um terreno em loteamento fechado, verifique os itens de segurança e se também possui área de lazer: salão de festas, playground, academia, piscina, e mais. Avalie com cuidado estes itens, eles atendem às suas necessidades e expectativas?

 

Comprar um terreno e realizar um sonho é um investimento para a sua vida. Evite complicações e informe-se ao máximo no processo de escolha do lote.

COMPRE POR TELEFONE