Use os campos abaixo para refinar sua pesquisa:

Blog GSP


Mercado
27 de Junho de 2014
CASAS FEITAS EM IMPRESSORA 3D
« Outras notícias

Já ouviu falar na nova tendência da tecnologia? A impressora 3D vem surpreendendo mais a cada dia, permitindo a produção de objetos que os seres humanos nunca imaginaram poder imprimir. Mas a novidade no mercado da construção é que agora são feitas casas inteiras com este novo aparelho, o que antes parecia ser impossível, se tornou realidade.

 

casas feitas em impressoras 3D

Foto: Divulgação.

 

Mais baratas e práticas

 

Essa técnica inovadora foi criada pela empresa Shangai WinSun Decoration Design Engineering, na China. Pode ser uma alternativa futura para o governo brasileiro, de modo que as impressoras sejam usadas para o preparo de casas baratas e práticas, que também podem servir como um meio de substituir as favelas e dar melhor condição de vida para os habitantes das cidades.

 

Mais baratas e práticas - casas feitas em impressora 3D

Foto: Divulgação.

 

Casas feitas de impressão 3D podem sair pela metade do preço do que casas de alvenaria, pois o modo de produção é mais moderno, não precisando de grandes produções para serem feitas, como muitas máquinas, equipamentos, operários, etc. Outra vantagem é o tempo que a máquina leva para construir cada uma das casas. Segundo a empresa que desenvolveu o método, podem ser feitas cerca de 10 casas em apenas um dia de trabalho. Incrível, não é?

 

Tecnologia

 

A confecção de casas em impressoras está crescendo de maneira em que cada dia nascem novas ideias de como podem ser feitas de um modo melhor e mais objetivo. Behrokh Khoshnevis é um professor da Califórnia que inventou uma impressora 3D gigante, capaz de produzir uma casa pequena em apenas um dia. Ela possui trilhos para auxiliar o guindaste, uma “massa” que pode variar entre os métodos de produção e serve para dar o sustento, uma estrutura gigante, que passa por cima da casa construindo os muros e ainda pode ser programada para inserir as janelas, portas, telhados, fiações elétricas, pintar paredes, entre outras funções.

 

Tecnologia - casa feita em impressora 3D

Foto: Divulgação.

 

Confira como funciona a impressora 3D:

 

 

Sustentabilidade

 

As casas podem ser construídas a partir de objetos derretidos e recicláveis, que são unidos à massa. Este modo de construir polui muito menos o ambiente do que uma construção normal, e o custo de desperdício é zero, o que pode levar futuramente muitas empresas a utilizarem este método.

 

Diversidade de projetos

 

Se você está na dúvida sobre as limitações deste método, pode ficar despreocupado. É possível construir curvas, linhas retas, círculos, basicamente o projeto que vier na cabeça. Sua casa pode ser ainda mais criativa do que as tradicionais construções. Talvez seja até possível dar vida a sonhos e vontades que hoje sairiam muito caras ou não são viáveis. Já imaginou a infinidade de possibilidades em formatos que você poderá fazer a sua piscina, paredes, lareira, etc.?

 

Diversidade de projetos casa impressora 3D

Fotos: Divulgação.

 

O futuro

 

O modo de produção é bastante diferente, e até mesmo põe em dúvida se no futuro haverá operários trabalhando em grandes prédios ou construindo as nossas casas dos sonhos. A tecnologia vem trazendo experiências incríveis e caminha para uma era onde terão mais máquinas desempenhando as mais variadas funções.

 

Futuro Casas feitas em impressora 3D

Foto: Divulgação.

 

Quem sabe isso não vira um meio de realizar nossos desejos e construir de um jeito ainda mais fácil a nossa casa dos sonhos