Use os campos abaixo para refinar sua pesquisa:

Blog GSP


Inspiração
02 de Novembro de 2014
INVENÇÕES INCRÍVEIS QUE AJUDAM NA SUSTENTABILIDADE
« Outras notícias

A preocupação com a saúde do planeta é uma obrigação de todos. Economizar nas matérias primas naturais, não poluir, fazer a reciclagem de rejeitos e evitar desperdícios são algumas iniciativas básicas. Mas muitos vão além e buscam soluções criativas e inovadoras para os problemas que afetam o meio ambiente.

 

O número de invenções voltadas à sustentabilidade tem aumentado, com inventores instigados a criar algo que ajude ativamente o cuidado com o planeta.

 

3 invenções sustentáveis realistas

 

Muitas invenções são geniais e fariam a diferença no mundo. Porém, materiais raros ou custo inimaginável fazem com que as ideias sejam inviáveis. Já outras criações mostram que é possível pensar em sustentabilidade com opções realistas e possíveis de se comercializar ao grande público.

 

Veja três invenções que podem, em breve, fazer parte da sua vida.

 

- Máquina que produz água a partir do ar

 

O que é? -  O Waterair é um sistema que transforma ar em água, criado pelo engenheiro Pedro Ricardo Paulino, de Valinhos-SP.

 

Como funciona? - O equipamento captura o ar ambiente, condensa as moléculas de água e passa um filtro especial, além de ainda realizar um tratamento com raios ultravioleta.

 

Qual o resultado? - A água originada pela invenção é pura, mas para ser consumida precisa passar por um filtro de sais minerais.

 

O obstáculo – O custo ainda é alto pela baixa demanda e peças importadas. A versão que produz 30 litros de água por dia tem o preço de R$ 7 mil. Já a de 5 mil litros/dia sai por R$ 350 mil.

 

 

- Carro elétrico

 

O que é? – É um veículo que utiliza motores elétricos em seu funcionamento.

 

Como funciona? – O carro tem um sistema primário de energia, recarregando bancos de baterias como fonte do motor, que por sua vez converte a energia elétrica em mecânica.

 

Qual o resultado? – A principal vantagem do carro elétrico é a diminuição da poluição, sem a liberação de monóxido de carbono e com a utilização de energia limpa.

 

O obstáculo – O preço, novamente, é um problema na disseminação do carro elétrico. Mas além dele, a performance do veículo é relativamente curta, com cerca de 100 km de duração, sem recarga.

 

 

- Automóvel autolimpante

 

O que é? – Trata-se de um carro que repele substâncias a base de água e óleo, mantendo a lataria limpa em qualquer circunstância.

 

Como funciona? – Revestido de uma nano-tinta, o automóvel utiliza a tecnologia Ultra Ever Dry. Lama e chuva, por exemplo, não fixam e, consequentemente, não sujam.

 

Qual o resultado? – A economia de 500 litros de água a cada lavagem é o maior benefício desse sistema.

 

O obstáculo – Os primeiros testes estão sendo feitos e muito em breve as montadoras devem comercializar. Porém, o custo do material e o preço final do automóvel podem frear a expansão em massa da novidade a curto prazo.

 

 

Muitos outros inventos têm sido criados para favorecer a sustentabilidade. Essas iniciativas podem ser a nossa garantia de um bom futuro e uma inspiração para as gerações seguintes.