Use os campos abaixo para refinar sua pesquisa:

Blog GSP


26 de Agosto de 2014
MORAR SOZINHO | VANTAGENS E DESAFIOS
« Outras notícias

Comer o que quiser, e onde quiser, e ter total domínio do controle remoto são alguns dos principais motivos quando se fala em morar sozinho. Sair de casa é um passo importante, porém é preciso ter muita responsabilidade e estar preparado para novos desafios. Confira algumas dicas essenciais.

 

Planejamento financeiro


Morar com os pais não exige a responsabilidade importante de pagar conta. Com isso, a escolha de morar sozinho requer organização financeira. É preciso fazer uma lista de custos que o novo lar terá, como por exemplo luz, telefone, água e IPTU, além de anotar inclusive a data do vencimento das faturas, pois assim evita atrasos e incidências de juros. 


O que comprar para o novo lar?

 

Alguns itens são indispensáveis a partir do momento que se decide morar sozinho. Portanto tenha em mente o que considera importante e o que se adequa ao seu orçamento financeiro. 

 

- Alimentar-se em casa exige utensílios básicos para cozinha, desde talheres até eletrodomésticos. Caso não cozinhe, um micro-ondas pode ser o suficiente. 

 

- A hora do sono é muito importante, por isso invista em uma boa cama e também um guarda roupa para manter o ambiente organizado. 

 

- Receber visitas sempre é legal, mas caso o orçamento esteja apertado, investir em pufs é uma boa saída, pois sofás e poltronas nem sempre são baratos. 

 

- Máquina de lavar é um item importante para quem mora sozinho. Afinal é só colocar as roupas dentro e deixar que ela faça todo o resto. 

 

Hora da faxina

 

A hora da faxina pode ser chata, mas pode se tornar mais tranquila se esse serviço for feito com frequência. Assim o ambiente fica sempre organizado e dispensa o serviço de diaristas. 

 

Economizar sempre

 

Os gastos podem ser reduzidos com atitudes simples, como não deixar a luz ligada desnecessáriamente, reduzindo o tempo no banho e até mesmo escovando os dentes sem deixar a torneira aberta. Compras no mercado devem ser feitas em pequenas quantidades, pois como é para uma só pessoa os produtos podem vencer ou estragar. 

 

Mesmo com toda essa disciplina, a experiência de morar sozinho é ótima, pois traz mais segurança, crescimento pessoal, independência e o prazer de ter o próprio “cantinho”.