Use os campos abaixo para refinar sua pesquisa:

Blog GSP


Construção e Arquitetura
24 de Abril de 2014
DICAS DE CONSTRUÇÃO: A CASA PRÓPRIA DOS SEUS SONHOS
« Outras notícias

Começar a construir uma casa não é nada fácil. É preciso planejamento, organização e inúmeras escolhas que se adequem ao seu sonho da casa própria, às necessidades dos futuros moradores e ainda se encaixe dentro do seu orçamento sem perder a qualidade. Morar bem envolve em primeiro lugar a escolha do terreno, sua localização, tamanho, segurança e lazer. E depois, para não ter dores de cabeça com as obras de construção da casa separamos algumas dicas.

 

Primeiro passo: a escolha do terreno

 

A casa dos seus sonhos precisa do terreno ideal. Por isso, na hora de escolher, pense no tipo de moradia que você quer – se terá espaço para o seu jardim, ou para a desejada piscina, se a residência será térrea ou um sobrado, etc. A localização é outro fator decisivo, morar bem é também estar perto de pontos estratégicos para o seu dia a dia. E, segurança e lazer, para quem optar por terrenos em loteamentos fechados, são outros itens importantes. Não deixe de conferir os loteamentos que a GSP tem para você e encontre o ideal para realizar a construção da sua casa.

 

Escolha o terreno - GSP Loteamentos

 

Hora de começar a construir

 

Tudo certo com o terreno e com as liberações? Então, mãos a obra! Agora a primeira etapa é fazer o projeto da casa. Depois de também aprovado, começa de fato a construção. Confira algumas dicas por etapas:

 

1. O Projeto

 

Essa é a fase das escolhas, encaixar os sonhos com a realidade. É quando surgem as diversas dúvidas: casa térrea ou com dois pisos? Qual a melhor metragem? Quantos quartos? Banheiros? Salas? Área de serviço e cozinha integradas ou não? Área de lazer? Desenhe e redesenhe como você imagina a sua futura casa. Para facilitar temos disponível em nosso site o simulador virtual “Construa sua Casa”, um jeito divertido de planejar como você deseja a planta da casa.

 

Simulador virtual

 

Depois, quando tiver as ideias, procure por um profissional arquiteto e / ou engenheiro. Eles serão os principais mediadores entre seus sonhos e as possibilidades racionais, estéticas e econômicas. Ao elaborar o projeto ele saberá equilibrar o seu gosto com as necessidades, como o aproveitamento de espaços corretamente, quais serão as estruturas viáveis no momento da construção, quantos pontos de luz e tomadas você precisa em cada cômodo, quanto de investimento para cada etapa da obra e demais fatores.

 

2. A contratação da mão de obra

 

Com o projeto aprovado pela Prefeitura e demais organizações necessárias, de acordo com cada caso, você já pode começar a construir. Neste momento é recomendável contratar um profissional de qualidade e confiança, para não ter dores de cabeça durante toda a obra. Pesquise, veja indicações e recomendações, visite outras obras que estejam sendo ou já foram realizadas pela equipe do seu futuro engenheiro ou mestre de obras. E a mesma dica vale para a contratação de empresas construtoras.

 

Contratação da mão de obra

 

3. Organização: divida o projeto em um cronograma

 

Para não ter problemas, principalmente com os custos da obra, monte junto ao engenheiro responsável um cronograma. Estabeleça prazos para a compra de materiais e para a finalização de estágios da construção. Assim, você terá controle sobre o que deve se atentar a cada momento diferente da obra e também não se perderá com os orçamentos, evitando acumular dívidas indesejadas.

 

cronograma

 

4. Materiais de construção

 

A principal dica para não ter transtornos na compra dos materiais de construção é comparar preços e calcular quantidades. Cada etapa da obra exige materiais e quantidades diferentes, e para isso a organização do cronograma ajuda bastante. Pesquise os valores em diferentes lojas e em produtos de diferentes marcas.

 

Ficou em dúvida de qual é o melhor material? Pesquise também sobre o fabricante, informe-se se o produto está dentro das normas técnicas, se disponibiliza garantia, compare materiais utilizados em diferentes marcas e observe os acabamentos. Busque nas lojas de material de construção ou também pesquise pela internet. E claro, consulte a opinião do seu engenheiro, afinal, ele lida com estes produtos constantemente. 

 

Materiais de construção

 

Por fim, com paciência, organização, bons profissionais e dedicação, você terá construído mais do que uma casa, o seu novo lar.